Deus está preparando os jovens para a tempestade

0

A Geração Z, nossa atual geração de jovens, nasceu durante o maior período de turbulência que o mundo já conheceu. A maioria das pessoas está preocupada com as tempestades à frente.

No entanto, considere o apóstolo Paulo, que nasceu em uma tempestade de gerações. Por ter abraçado o plano de Deus na tempestade, ele emergiu como um líder influente. Nossos jovens podem se preparar para fazer o mesmo.

Tomemos um exemplo da liderança de Paulo durante uma tempestade física. Paulo era apenas um dos muitos prisioneiros em um navio-prisão com destino a Roma. Ele não era conhecido como líder, pelo menos não até o navio quase afundar em uma tempestade angustiante.

A jornada de Paulo ensina várias lições para isso, uma geração que “nasceu para a tempestade”. À medida que os orientamos e os educamos, muitos líderes da Geração Z também irão surgir para liderar a tempestade.

Percepção e insight

Antes de zarpar, Paulo disse à tripulação: “Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida.” (Atos 27:10)

Ele falou isso com uma visão clara. Os líderes aprendem a encarar as realidades de frente enquanto antecipam o futuro.

Como Paulo previra, a brisa suave e quente logo se transformou em uma temida tempestade. A situação parecia desesperadora. No entanto, Paulo continuou a demonstrar como liderar em uma tempestade.

Coragem e confiança

Paulo dirigiu-se aos passageiros aterrorizados dizendo: “Mas tenham bom ânimo! O navio afundará, mas nenhum de vocês perderá a vida. Pois, ontem à noite, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo se pôs ao meu lado e disse: ‘Não tenha medo, Paulo! É preciso que você compareça diante de César. E Deus, em sua bondade, concedeu proteção a todos que navegam com você’.” (Atos 27:22-24)

A confiança de Paulo no caos veio não porque ele não tinha medo, mas porque uma palavra de Deus o infundiu com coragem e confiança. O caos pode nos roubar a confiança. No entanto, quando o vento nos ameaça, nossos jovens podem receber a palavra de Deus e liderar através da tempestade.

Clareza e determinação

Depois de ser completamente desviada do curso, a tripulação do navio-prisão finalmente se aproximou da terra. Alguns planejaram salvar suas próprias vidas e deixar os prisioneiros morrerem. Mas Paulo discerniu isso e disse: “Se os marinheiros não ficarem no navio, vocês não poderão se salvar.” (Atos 27:31).

Paulo agiu com clareza e determinação inspiradas pelo Espírito. Ao avançar com uma voz exigindo respeito, até o capitão e os carcereiros que deveriam ter autoridade ouviram e obedeceram à ele.

O caos futuro exigirá que a próxima geração aprenda a falar com clareza e determinação à medida que é guiada pelo Espírito Santo.

Paz focada

Com o barco finalmente ancorado, os passageiros temiam seu destino. Mas Paulo disse: “Agora comam alguma coisa, por favor. Vocês precisam se alimentar para poder continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo.” (Atos 27:34)

Sem se intimidar, ele orou sobre seu pão, partiu-o e comeu.

Ao longo dos evangelhos, vemos Jesus refletir uma paz semelhante e focada. Ele nunca foi intimidado pela tempestade.

Muitos anos atrás, o ministro inglês John Wesley encontrou um grupo de cristãos que exibiam essa característica. Um navio em que Wesley estava foi jogado para cima e para baixo. Inicialmente, ele estava apavorado. Mas então ele assistiu com admiração como um grupo de cristãos da Morávia no convés cantava hinos. Eles tiveram um culto no meio da tempestade.

Ao retornar à Inglaterra, Wesley participou de uma reunião de Morávios e seu coração ficou “estranhamente aquecido”. Ele encontrou a paz que procurava, e tanto sua vida quanto seu ministério foram mudados para sempre.

É possível para a Geração Z conhecer a mesma paz focada. Como Isaías escreveu: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.” (Isaias 26:3-4)

Resiliência

Quando o navio de Paulo fez um movimento final em direção à costa, encalhou na areia. Mas, assim como Paulo havia profetizado, nenhuma vida foi perdida.

Depois que os passageiros se reuniram em terra, eles fizeram uma fogueira. Quando Paulo jogou um galho na chama crescente, uma cobra que estava hibernando na madeira se prendeu à sua mão. Mas Paulo sacudiu a cobra no fogo e não sofreu nenhum efeito negativo (Atos 28:4-5).

Em momentos em que nada parece estar dando certo, você pode seguir o exemplo de Paulo. Nos dias em que o inimigo ataca, a serpente morde no pior momento e você sente que foi empurrado para além do limite, mas então você pode adotar essa qualidade de liderança e resiliência.

Poder

Os ilhéus sentados ao redor do fogo viram que Paulo não havia sido ferido pela picada de cobra. A palavra se espalhou. Os ilhéus começaram a pedir que ele orasse por seus entes queridos doentes, e as portas se abriram para ele espalhar o Evangelho.

Em um lugar bárbaro e incapaz de falar a língua, Paulo continuou subindo na liderança.

Será o mesmo para os nossos jovens da Geração Z. Quando a mão de Deus estiver sobre eles, Deus continuará elevando-os a níveis estratégicos de liderança, apesar das circunstâncias.

Da tempestade à salvação

Como Paulo, a próxima geração pode demonstrar percepção e discernimento, falar com coragem e confiança e agir com determinação e clareza. Eles podem demonstrar paz, resiliência e poder focados, enquanto outros desmoronam sob pressão.

Sim, a Geração Z nasceu em meio a turbulências e reviravoltas. E, no entanto, Deus os está chamando para superar o caos e liderar no meio da tempestade.