17 melhores séries e filmes cristãos

0

Filmes e séries ganharam ainda mais importância quando ficar em casa tem sido cada vez mais comum, sendo um importante meio de distração e entretenimento para muitas pessoas ao redor do mundo.

Há um conteúdo altamente variado, que permite que todos consigam assistir o que gostam. Para os cristãos, há muitos filmes religiosos disponíveis, com mensagens de fé, esperança e amor. 

Confira uma lista com 17 grandes produções, que você provavelmente vai amar. Descubra agora as melhores séries e filmes cristãos!

Crescimento de filmes e séries cristãos

Há muito tempo, filmes, séries e documentários são produzidos baseados nas histórias bíblicas. O livro sagrado é cheio de histórias de fé, milagres e esperança, desde o início da criação até o final dos tempos.

Muitos escritos, datados antes e depois de Jesus Cristo, têm inspirado produções cinematográficas pelo mundo. Quem acompanha este gênero, sabe que filmes e séries cristãos levam milhões de fiéis aos cinemas, movimentando a indústria cultural no Brasil, Estados Unidos, Itália e muitos outros países.

Nas últimas décadas, as temáticas cristãos têm sido bastante buscadas, principalmente em obras que retratam o novo e o velho testamentos, contos marcantes e parábolas, até mesmo a vida de Jesus na visão de cada apóstolo.

Produções bíblicas de Hollywood: Filmes e documentários cristãos

Hollywood é conhecida por produzir filmes de grande notoriedade. Produções cristãs, entre filmes, séries e documentários, figuram como grandes obras.

1 – Êxodo: Deuses e reis (filme)

Moisés, em Êxodo: deuses e reis
Cenas do filme

Esta superprodução de 2014, do diretor inglês Ridley Scott, retrata a saga de Moisés e o desafio que a ele é dado: salvar o povo hebreu do Egito.

2 – Noé (filme)

Filme noé
Cenas do filme

Todos conhecemos a história da arca de Noé, mas não tão profundamente. Neste filme de 2014, dirigido pelo americano Darren Aronofsky, é possível saber de tudo da época, desde a construção da gigantesca arca até as intrigas dos povos e a grande inundação que “varreu” o pecado do mundo.

3 – A paixão de Cristo (filme)

Maria chorando em Paixão de Cristo
Cenas do filme

Este clássico dos filmes bíblicos conta a história da crucificação de Cristo, incluindo a traição de Judas, baseado no Novo Testamento. Dirigido pelo famoso ator americano Mel Gibson, retrata as últimas 12 horas de sofrimento e calvário do filho de Deus, com fortes cenas de martírio.

4 – Os mistérios de Jesus (documentário)

Este documentário é focado inteiramente na vida de Jesus Cristo, analisando suas ações desde o nascimento, milagres, crucificação e ressurreição, além de outros fatos presentes na Bíblia. A produção, de 2014, tem direção dos americanos David Caldwell Evans e Justin Hardy. 

Filmes e séries sobre Jesus Cristo

Jesus Cristo, com certeza, é a figura mais conhecida no mundo religioso. O filho de Deus foi base para muitos filmes cristãos de Hollywood e grandes produções focam exclusivamente na vida dele, seus milagres.

Além dos documentários Os mistérios de Jesus e o filme A paixão de Cristo, citados acima, outros exemplos clássicos que focam na vida deste homem, considerado o mais importante de toda a história cristã, são:

5 – O jovem Messias (filme)

O jovem messias
Cenas do filme

Esta grande obra de 2016, dirigida pelo americano-iraniano Cyrus Nowrasteh, narra os fatos da infância de Cristo até sua ascensão como Messias. Um filme emocionante de fé e esperança.

6 – Últimos dias no deserto (filme)

Os últimos dias no deserto
Cenas do filme

O longa conta a trajetória de Jesus Cristo durante os dias que permaneceu no deserto sendo atormentado por pesadelos, desafios e pelo próprio diabo.A produção de 2016 foi dirigida pelo colombiano Rodrigo García. 

7 – Jesus (Telenovela/seriado)

Telenovela Jesus
Cenas da série

A TV Record se tornou um dos maiores nomes de produção de obras cristãs no Brasil. Uma das suas últimas estreias, a telenovela/seriado Jesus, em 2018, conta a história desde antes do nascimento do filho de Deus até sua ressurreição.

A produção televisiva mostra também grandes milagres, como a ressurreição de Lázaro e o exorcismo de Maria Madalena.

Melhores opções infantis

Além dos filmes destinados ao público jovem e adulto, foram produzidos conteúdos cristãos para as crianças. Desenhos que ensinam passagens da Bíblia de maneira educativa e divertida, sem perder o esplendor da fé, presente tanto em filmes como em séries do gênero.

8 – José: o rei dos sonhos (filme/animação)

Jesus animação José rei dos sonhos
Cenas do filme

Esta animação da Dreamworks (ano 2.000), dirigida por Robert C. Ramirez e Rob LaDuca, conta a história de José, um homem invejado pelos seus irmãos e dono de uma habilidade vinda de Deus: a interpretação dos sonhos.

As dificuldades e grandes provações não o fazem se desviar de sua fé nem por um instante. É um ótimo filme com lições da Bíblia para as crianças.

9 – Smilinguido (desenho)

Formiga smilinguido
Cenas do desenho

Este desenho repleto de ensinamentos cristãos é a história de uma formiguinha dentro de um formigueiro cercado por seus amigos e pela natureza. Surgiu na década de 1980, criado pela desenhista Márcia D’Haese. 

O personagem protagoniza desenhos, tirinhas e filmes pela Editora Luz e Vida desde 1989. A produção Smilingüido – Moda Amarela, de 2013, venceu o prêmio de melhor animação do 1° Festival Nacional de Cinema Cristão do Brasil, ocorrido em em 2015.

10 – O príncipe do Egito (animação)

Moisés, o maior príncipe do Egito
Cenas da animação

Outra produção da Dreamworks, de 1998, destinada às crianças. Esta grande obra infantil, dirigida por Brenda Chapman, Simon Wells e Steve Hickner, conta a história de Moisés e da libertação do povo hebreu do Egito. Possui grandes ensinamentos sobre Deus para os pequenos. 

Produções cristãs brasileiras

Algumas obras nacionais cristãs ganharam notoriedade internacional e foram reconhecidas como grande produções brasileiras, como:

11 – Os dez mandamentos (filme)

Os dez mandamentos
Cenas do filme

Está superprodução da TV Record, de 2016, conta a história do povo hebreu, desde Moisés até as dez pragas, que devastaram o Egito. O filme, dirigido por Alexandre Avancini, também relata a abertura do Mar Vermelho, como descrito no livro sagrado.

12 – A terra prometida (telenovela/série)

A terra prometida
Cenas da série

Outra superprodução brasileira que merece estar nessa lista é “A terra prometida”, uma telenovela exibida em 2016 e 2017 pela TV Record. A série conta a saga do povo hebreu no deserto após a saída do Egito e suas batalhas para conquistar a terra prometida por Deus.

13 – Apocalipse (telenovela/seriado)

apocalipse
Cenas da série

A obra, de 2017, produzida pela TV Record, retrata o livro do Apocalipse. Ricardo Montana, um homem de grande poder persuasivo e influência mundial revela-se o anticristo. 

A trama gira em torno de quem acredita em Deus e quem está fascinado pelo líder mundial, mostrando os acontecimentos previstos na Bíblia antes do retorno de Jesus.

14 – Nada a perder 1 e 2 (filme)

Nada a Perder, Edir Macedo.
Cenas do filme

A superprodução narra a vida do líder religioso da igreja evangélica Edir Macedo. O primeiro filme foi lançado em 2017, ganhando sua sequência em 2019, com direção de Alexandre Avancini, e mostra as dificuldades enfrentadas pelo bispo.

Outros filmes que você precisa assistir

15 – Deus não está morto (filme)

O Professor, em Deus não está morto
Cenas do filme

A obra, dirigida pelo americano Harold David Cronk em 2014, conta a história de um estudante de Filosofia, que foi desafiado pelo seu professor a provar que Deus não está morto na frente de toda a classe. 

16 – Até o último homem (filme)

Andrew Garfield, em Até o último homem
Cenas do filme

Uma história de heroísmo e determinação, o filme dirigido pelo ator Mel Gibson em 2016, conta a história do médico do exército Desmond T. Doss que, na Segunda Guerra Mundial, recusa-se a matar ou segurar em armas de fogo. Tudo que ele buscava era proteger seus companheiros, salvando cerca de 75 homens, guiado por sua fé.

17 – Superação: O Milagre da Fé (filme)

Superação: O milagre da fé
Cenas do filme

John Smith é um jovem de 14 anos que, em uma manhã ao lado de sua família, sofre uma grave queda no Lago Saint Louis (Missouri), afogando-se por mais de 15 minutos. 

O adolescente ficou sem batimentos cardíacos por mais de uma hora, sendo que sua mãe orou, ao lado do pai e de um pastor, pedindo que Deus o salvasse. Inesperadamente, sua fé realizou um milagre inédito. O filme, lançado em 2019, tem direção de Roxann Dawson.

Gostou das indicações? Não perca tempo e programe-se para assistir às suas produções preferidas. Vale a pena maratonar!