Os principais ensinamentos de Jesus sobre oração

0

Os ensinamentos de Jesus sobre oração nos norteiam em como devemos responder o grande amor e bondade de Deus.

A oração é um dos principais meios de nos relacionarmos com Ele e entendermos sua vontade.

A partir dela você pode apresentar seus anseios, dificuldades e dúvidas e ser respondido, além de conhecer mais sobre Deus e viver uma vida cheia de experiências sobrenaturais com Ele.

Tanto que o apóstolo Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:17 para orarmos sem cessar, como você pode ver na bíblia online de estudo.

Entretanto, muitos cristãos negligenciam a vida de oração, passam horas em distrações como séries, filmes e redes sociais, mas não separam nenhum tempinho sequer para estar na presença do Criador e adorá-lo.

Ao passo que, enfraquecem espiritualmente e ficam completamente indiferentes em relação ao propósito de Deus para eles.

Quando na verdade, o Senhor merece não só a prioridade do nosso tempo, mas de toda nossa vida.

Portanto, nos acompanhe e conheça os principais ensinamentos de Jesus sobre oração deixados para nós não vivermos sem esse combustível fundamental da nossa jornada de fé.

A ausência da vida de oração denuncia uma enfermidade espiritual

A grande verdade é que todo cristão que não ora está enfermo espiritualmente, pois é muito difícil manter-se saudável diante das mazelas da vida sem uma relação diária com Deus.

A oração tornou-se uma das formas mais eficazes de nos comunicarmos com o Senhor depois da queda do Homem no Jardim do Éden, visto que, ela representa a comunhão existente na viração do dia entre Deus e Adão.

O homem foi criado com o intuito de relacionar-se com o seu Criador e mesmo depois de sua escolha pelo pecado, esse plano não foi mudado pelo Eterno.

Pelo contrário, desde então o Senhor fez de tudo para aproximar-se da sua criação, no entanto, em diversos momentos Ele foi trocado pelos ídolos produzidos pelo coração humano, o que inclusive continua acontecendo nos dias de hoje.

A era da informação, por exemplo, trouxe consigo diversas distrações que muitas vezes priorizamos ao invés de darmos a devida atenção para a presença de Deus.

Gastamos tempo com séries, filmes, músicas e não investimos nada dele para conhecer mais do nosso Criador e Salvador.

Dessa forma, ficamos alienados em abstrações e cada vez mais distantes do propósito de Deus para nossa vida e para o seu povo.

Todo herói da fé tinha uma vida de oração ativa

Quando olhamos para a Bíblia, não é preciso se esforçar muito para observar que todo grande homem ou mulher de Deus tinha antes de mais nada uma vida de comunhão com Ele.

Davi, Moisés, José e muitos outros encontraram na oração, na presença de Deus, motivos para continuar apesar de suas dificuldades.

E, até mesmo o próprio Jesus orava e motivava seus discípulos tanto com palavras quanto com o seu exemplo a adotarem essa prática. Inclusive, ao perceberem isso, eles pediram para o Mestre ensiná-los a orar e como resposta Jesus usou a famosa oração modelo do Pai nosso.

Então, não pense que você conseguirá ir muito longe ou manter-se de pé sem relacionar-se continuamente com o Senhor.

5 ensinamentos de Jesus sobre oração

1- Quem ora não desfalece

Em Lucas 18 Jesus conta a parábola sobre o juiz iníquo, trazendo lições importantes sobre o dever de orar sempre para assim não desanimar.

A oração é o combustível de quem confia em Deus e quanto mais praticamos essa disciplina espiritual, mais fortes ficamos para encarar qualquer problema.

Se você reparar, os diversos milagres entre a multidão só aconteciam porque Jesus se enchia da virtude de Deus em oração antes de realizá-los.

2- Viva em unidade

Jesus também nos ensina sobre a importância de apresentar a vida de outras pessoas na nossa oração, independente do que elas tenham feito, visto que, ninguém é digno do perdão de Deus, mas mesmo assim Ele nos perdoou.

Dessa forma, quando oramos não é apenas um bem individual que acontece, mas também coletivo.

3- Ore sob a vontade de Deus

Outro ensinamento sobre oração deixado pelo Mestre, é orar sob a vontade de Deus.

Um pouco antes de ser preso, Jesus estava orando no Getsêmani e mesmo em aflição por conta do que estava para acontecer, ele priorizou a vontade de Deus.

Às vezes, a vontade de Deus não será a mesma que a sua, contudo, ore confiando que a vontade Dele sempre será a melhor.

4-  A paternidade de Deus

Em grande parte das orações de Jesus, vemos que ele se refere a Deus como seu Pai, porque ele era seu Filho unigênito.

Porém, depois do seu grande sacrifício, fomos adotados pelo Senhor Deus e podemos ter essa mesma relação com Ele, de Pai para filho, e sermos bem mais próximos de Deus por conta disso, como é mais detalhado no estudo do Salmo 40.

5- Ele é o intermediador

O nosso Senhor foi bem claro: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ningúem vai ao Pai se não for por mim”.

Jesus construiu um caminho ao Pai pelo seu sangue, por isso, devemos adorá-lo e honrar o cumprimento do seu propósito se propondo a buscar ao Senhor por meio da oração.

Se o que Jesus fez na cruz do calvário não nos estimular para ter uma vida com Deus, nenhuma outra coisa cumprirá esse objetivo.

Conclusão

Por fim, os ensinamentos de Jesus sobre oração deixam claro o porquê de não negligenciarmos de forma alguma essa prática.

Nossas vidas dependem de Deus e somente pela graça, o favor imerecido oferecido pelo nosso Salvador, podemos nos aproximar de Deus com confiança pela oração.

Além disso, Deus é o nosso pai e Senhor, e devemos buscar em oração nos alinharmos ao que Ele quer de nós nesta terra.

Por isso, separe um tempo hoje mesmo e comece buscar orar pela sua vida, amigos, família e principalmente para que o Senhor Deus te permita conhecê-lo mais.