O que aconteceu com as máquinas de escrever e por que foram substituídas?

As máquinas de escrever foram uma invenção que facilitou a vida de muitas pessoas. Apesar de ter uma usabilidade um tanto quanto simples, a verdade é que ela foi essencial para tornar alguns processos mais ágeis.

No entanto, à medida que o tempo passa, é normal que algumas coisas passem a ficar obsoletas. Diante disso, há uma necessidade de aprimorar. É o que acontece com os celulares e computadores, por exemplo.

Todos os anos, eles são substituídos por um modelo mais novo. Contudo, não foi isso que aconteceu com as máquinas de escrever. Elas apenas caíram em desuso, sem passar por nenhuma “reforma” a fim de deixá-la atual para os moldes atuais.

Mas você já parou para se perguntar o que acontece com as máquinas de escrever, ou por que elas foram substituídas? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

O que eram as máquinas de escrever?

As máquinas de escrever são um tanto quanto antigas e, já no fim do século XX, esse aparelho se tornou raro. Por conta disso, muitas pessoas nem sequer viram uma de perto, apenas ouviram falar. Então, é importante explicarmos sobre o que eram as máquinas de escrever.

Em suma, elas nada mais são que uma máquina de datilografia. É um pouco parecida com o teclado dos dias de hoje, mas muito mais obsoleta e mecânica. E isso acontece porque, ao pressionar as teclas, elas imprimiam caracteres em uma folha.

No entanto, a forma como a máquina de escrever deixa a impressão varia de acordo com cada tipo. Contudo, o mais comum é através do impacto de um elemento metálico, com um alto-relevo, numa fita com tinta.

Então, mesmo que seja um aparelho um tanto antigo, a verdade é que havia uma certa complexidade para que ela pudesse funcionar. E esse é o principal motivo pelo qual esse simples aparelho transformou alguns processos de maneira intensa.

Para o que as máquinas de escrever eram utilizadas?

As máquinas de escrever são aparelhos mecânicos que servem para facilitar a digitação ou produção textual. Sendo assim, as áreas que mais precisavam desse aparelho eram aquelas que necessitavam de agilidade ao anotar determinadas informações.

Então, escritores, escrivães e grande parte dos escritórios da época tinham um aparelho como esse. Ou seja, a sua finalidade era de anotar, de forma precisa, instantânea e ágil, todos os comandos. Dessa forma, as informações eram reunidas em um único papel.

Ademais, eram ótimas ferramentas para elaborar textos mais “padronizados”, e muito eficientes quanto a diagramação. Sendo assim, várias áreas da sociedade da época tinham o seu uso de maneira recorrente.

Pelo que elas foram substituídas?

À medida que o tempo passa, a sociedade avança. Com isso, as tecnologias tendem a se adequar às novas necessidades. Então, ainda que as máquinas de datilografia fossem um avanço importante, estava na hora de algo mais novo.

Devido às inúmeras facilidades, comodidade e agilidade, as máquinas foram substituídas pelos computadores. E isso aconteceu porque eles são capazes de realizar as mesmas funções, mas de forma muito mais eficiente.

Fora isso, os computadores permitem elaborar um texto muito mais customizado, com letras diferentes e que se adequam a diferentes situações. Para que uma tecnologia seja substituída, é preciso criar uma que se supere. E foi isso que aconteceu.

Os computadores são muito mais completos. Não é à toa que há vários cursos de informática para que as pessoas aprendam a usar todas as suas funções, por exemplo. Afinal de contas, elas servem tanto para coisas mais básicas quanto para algumas questões mais avançadas.

Por que elas caíram em desuso?

É um tanto quanto “comum” que as coisas caiam em desuso, em especial quando levamos em consideração que a sociedade está em constante evolução. Sendo assim, as pessoas passam a elevar os seus padrões de exigência.

E, se uma empresa quer se manter relevante dentro do mercado, ela precisa se adequar às novas necessidades. Sendo assim, o motivo pelo qual as máquinas de escrever caíram em desuso é porque é um processo natural da civilização.

Contudo, a obsolescência das máquinas foi um pouco mais acelerada porque houve a crescente aparição de tecnologias superiores em vários quesitos, como os computadores, celulares, tablets etc. Fora isso, as máquinas tinham alguns problemas.

Era preciso trocar de folha, alinhar o papel, retomar o carro ao fim de cada linha e, quando errava na digitação, precisava-se aplicar uma tinta branca. Ou seja, era muito trabalhoso e não muito prático.

Qual a importância de acompanhar a evolução tecnológica?

A importância se resume no fato de que o objetivo da evolução é trazer soluções melhores, mais práticas ou mais eficientes. Então, quando você está à par das novidades, você fica conectado ao que o mundo tem de melhor a oferecer.

Como fazer isso?

A melhor maneira de fazer isso é ficar antenado nas notícias, acompanhar sites tecnológicos ou acompanhar as marcas que estão sempre trazendo novidades no mundo tecnológico, como Samsung, IBM, Microsoft, Accenture etc.