5 tipos de bíblia de estudo que você precisa conhecer agora mesmo

0

Compreender a Palavra de Deus nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo os cristãos mais ligados à figura do Todo Poderoso precisam, em algum momento durante a leitura das escrituras sagradas, interpretar as mensagens dos versículos com mais atenção para assimilar completamente o seu significado. 

Em meio a esse cenário de dúvidas e questionamentos, a bíblia de estudo surge para responder as questões mais comuns sobre a trajetória de Jesus Cristo e seus discípulos, sejam elas relacionadas aos seus diálogos, divagações e circunstâncias nas quais estão inseridos. 

Para que você tenha uma visão mais ampla sobre o que é e para que serve uma bíblia sagrada de estudo, a Editora Mundo Cristão separou algumas bíblias de estudo que consideramos interessantes para você que deseja caminhar ao lado do Senhor Todo Poderoso. 

Leia com atenção cada uma delas e escolha aquela que melhor atende às suas necessidades. Amém! 

O que é uma bíblia de estudo 

Para quem não sabe, a bíblia de estudo, diferentemente do modelo tradicional, é projetada para facilitar a leitura das escrituras sagradas. Ela possui mapas, comentários, notas de rodapé, enfim, informações que ajudam a compreender as escrituras sagradas. 

Como a maioria dos textos, às vezes, podem ser subjetivos, levando a diferentes interpretações, logo, um guia de estudo se torna essencial na compreensão as passagens bíblicas. Apesar de todas compartilharem do mesmo objetivo, ainda existem bíblias de estudos que se diferenciam pela doutrina e abordagem teológica que possuem.

Por isso que grande parte das editoras possuem suas próprias versões desse livro sagrados, que podem conferidas logo abaixo. 

Tipos de bíblia de estudo 

  • NVI

A bíblia de estudo Nova Visão Internacional é uma das melhores versões do livro sagrado. O seu conteúdo abrange uma série de passagens e remissões ao longo das escrituras sagradas. Ela tem como objetivo procurar contextualizar trechos que, por causa do seu caráter metafórico ou interpretativo, costumam deixar os leitores cristãos mais inexperientes intrigados sobre as mensagens ali gravadas. 

Como a maioria dos textos sagrados foram escritos em aramaico, hebraico e grego, logo é necessário interpretá-los em uma linguagem de fácil compreensão para o leitor cristão. Seu maior destaque fica por conta das mais de 35.000 remissões, quadros, mapas, introduções gerais, e índices abrangentes.

  • Pentecostal 

Pregadores e estudantes da Palavra de Deus vão encontrar na bíblia de estudo pentecostal a melhor opção para se aprofundar nos versículos sagrados, absorvendo todo o conhecimento espiritual contido ao longo das suas páginas. 

Assim como as demais bíblias de estudo, esse modelo também se destaca pela quantidade e qualidade de informações de apoio que está reunida nos rodapés de cada página. O tamanho compacto é outro diferencial para quem tem o hábito de aproveitar os deslocamentos do dia a dia para pôr a leitura em dia. 

  • Bíblia de estudo plenitude 

Plenitude é uma palavra que define essa bíblia sagrada de estudo. Indicada para seminaristas, pastores e congressistas, ela se torna um importante instrumento de evangelização para aproximar os cristãos dos ensinamentos bíblicos. 

Seu maior destaque fica por conta das palavras de Jesus Cristo, que costumam estar grafadas em vermelho. Mesmo estudantes de teologia conseguem extrair muitos aprendizados desse livro sagrado, pois ele serve como um guia espiritual completo. 

  • Thompson

Se você deseja uma experiência profunda e enriquecedora do estudo bíblico, precisa conhecer a bíblia de estudo Thompson

Essa espécie de manual se destaca de todas as outras bíblias de estudo por causa do seu sistema de estudo único e personalizado, no qual o leitor começar por um versículo ou  tema do seu interesse e, na medida em que for se aprofundando no assunto, também assimila novas informações relacionadas. 

Livre de opiniões pessoais e sem tendências denominacionais, essa bíblia de estudo é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento pessoal e espiritual de qualquer cristão. Ela inova em não apresentar nota de rodapé, uma característica comum na maioria da bíblias sagradas de estudo

  • Liderança cristã

Por fim, mas de forma alguma menos importante, a bíblia de estudo Liderança cristã tem como foco pastores, congressistas e demais autoridades ligadas ao cristianismo. Elaborada por John C Maxwell, essa bíblia sagrada de estudo procura expor, de forma equilibrada, visões positivas e negativos sobre as passagens bíblicas, analisando personagens e acontecimentos a partir de opiniões embasadas em fatos. 

Agora que você já sabe quais são as melhores bíblias de estudo, continue navegando pelo blog para ficar por dentro de todos os conteúdos que vão ampliar seus conhecimentos sobre Jesus Cristo e seus seguidores. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.