Como manter os jovens no caminho de Deus

0

Todas as idades apresentam desafios, mas a juventude é um momento especialmente único na história. Desafios a valores tradicionais de longa data, exposição à tentação por meio da tecnologia e materialismo são coisas às quais todos nós estamos expostos.

À medida que jovens e jovens adultos estabelecem sua própria identidade à parte dos pais, essas questões expõem a vulnerabilidade ao afastamento da fé e dos valores nos quais foram criados. É importante para nós ministrarmos aos nossos jovens de uma maneira que os ajude a se estabelecerem em sua própria experiência de fé.

Jesus disse: “As tentações do pecado certamente virão, mas ai daquele por quem elas vierem!” Lucas 17:1,2. Ele continua pronunciando as consequências sobre aqueles que introduzem pessoas jovens e vulneráveis ​​ao pecado, fazendo-as tropeçar.

O objetivo 7 do plano estratégico da Igreja Adventista do Sétimo Dia é “ajudar os jovens e os jovens adultos a colocar Deus em primeiro lugar e exemplificar uma cosmovisão bíblica”. Embora existam várias questões que podem ser abordadas, o plano estratégico estabelece especificamente três indicadores-chave de progresso: relacionamento de jovens e adultos com as escrituras, visões informadas pela Bíblia sobre questões sociais e pessoais, e um relacionamento saudável com a mídia.

É importante ajudar nossos jovens a tomar decisões com base em informações biblicamente fiéis e de perspectivas que mantenham uma visão elevada da palavra inspirada. De acordo com o primeiro indicador-chave, as instituições educacionais adventistas do sétimo dia são incentivadas a ensinar o método histórico-gramatical de interpretação da Bíblia e a abordagem historicista para entender e interpretar profecias.

Simplificando, as aulas ministradas em instituições adventistas devem levar nossos jovens a compreender, respeitar e crer na Bíblia como a palavra inspirada de Deus. Eles não devem invalidar sua mensagem por meio de alta crítica ou espiritualizando relatos literais como entendidos e transmitidos por profetas sob a inspiração do Espírito Santo (2 Pedro 1:21).

Enquanto as normas culturais mudam e os relatos das escrituras são deixados de lado como fábulas, particularmente a narrativa da criação, nós devemos ensinar nossos jovens a dar uma resposta ponderada e racional tanto sobre nossas origens quanto sobre nosso destino. Essa é a essência do que significa ser adventista do sétimo dia.

Tomar a palavra de Deus como “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16) naturalmente influenciará o modo como vivemos neste mundo. Todos nós, mas particularmente nossos jovens e jovens adultos, somos vulneráveis ​​a aceitar práticas e ideologias mundanas.

O segundo indicador-chave aborda a necessidade de “jovens e jovens adultos abraçarem a crença de que o corpo é o templo do Espírito Santo, abstendo-se de álcool, tabaco, uso recreativo de drogas e outros comportamentos de alto risco (FB 22)”. O segundo aspecto é que possamos os levar a “abraçar os ensinamentos da igreja sobre o casamento e demonstrar pureza sexual (FB 23)”.

Essas são duas áreas-chave do estilo de vida que são importantes para nossos jovens abraçarem, dando-lhes uma base para uma vida de realização e felicidade e protegendo-os de resultados negativos que os seguirão pelo resto de suas vidas.

Por último, é necessário aumentar o uso ético e responsável das plataformas de mídia pelos alunos. A mídia reflete e reforça os valores culturais da sociedade e, muitas vezes, é contrária aos valores bíblicos.

Tanto em seu consumo quanto na forma como os jovens encontram sua voz nas mídias sociais, a Igreja deve ser uma influência ativa para ajudá-los a entender a importância de aplicar Filipenses 4:8 ao conteúdo que consomem: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdade, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algo louvável, nisso pensai”.

Esses objetivos não são simplesmente requisitos legalistas a serem conformados, mas sim o fruto de uma experiência dinâmica com Jesus, caracterizada por uma vida de total entrega a Ele. Esses princípios não são apenas para os jovens. Não devemos manter nossos jovens em um padrão ao qual um adulto não esteja disposto ou que não seja capaz de se conformar.

Vamos optar por modelar uma experiência com Jesus como Salvador e Senhor, vivendo “de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4)”, e ajudando nossos jovens a construir um fundamento de fé que os preparará para a eternidade.