5 Orações de agradecimento

0

Se existe algo que pode inspirar e renovar o ser humano, é a oração. Falando sério e sem paradigmas, a conexão com Deus é a chave para sermos vitoriosos. 

Em qualquer área da vida, as pessoas buscam sucesso e a forma com a qual alcançá-lo. Independente da religião, costumes e cultura, fazer uma oração de agradecimento pode fazer com que isto se realize, além de trazer paz e sabedoria para toda situação.

O que é oração?

Nas épocas antigas, antes até mesmo da própria História ser escrita, o homem comum se via em um deserto falando aos quatro ventos. De forma literal, ele dizia palavras sozinho, como se conversasse consigo. Este hábito leva o nome de oração.

Antes mesmo do Cristianismo entrar em cena, no período antes de Cristo, as orações já existiam.

De acordo com contexto bíblico e dos livros de História, a oração era o meio com que profetas e pessoas de fé usavam para falar com Deus, que respondia através de sinais e maravilhas.

Quem busca algo, ora por isso. É uma forma de atingir conexão espiritual para tomar decisões, ser vitorioso em momentos difíceis e manter uma relação direta com Deus.

O que são orações de agradecimento?

Fazer orações de agradecimento é nada mais do que dedicar palavras de gratidão. Muito mais do que agradecer pelas bênçãos recebidas e orações atendidas, é um momento especial de demonstrar que está feliz pela vida e pela fé.

Agradecer através de oração é o ato mais genuíno do homem. Mostra que a pessoa reconhece ser incapaz de fazer as coisas sozinha, sem um discernimento divino.

Como fazer orações de agradecimento?

Foto: reprodução

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que a oração é um momento de reflexão e concentração, posto que muitas vezes será necessário estar em um ambiente particular.

 A própria Bíblia, chamada de A Palavra de Deus, diz o seguinte no livro de Mateus capítulo 6 verso 6: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.

Imagem: divulgação/Bíblia On

Por outro lado, oração é uma conversa. Sendo assim, não requer toda uma formalidade. Conversar com Deus não te impede de arrumar a casa, dirigir ou trabalhar.

Frequentemente, a Bíblia descreve Deus como Pai e amigo. Conversar com um Pai e, mais do que isso, um amigo, é algo que faz falta se não for feito no dia a dia.

Portanto, basta que o fiel tenha fé e determinação de orar, mesmo que seja do seu jeito. Serão suas palavras que serão liberadas. 

Muitos procuram saber como orar, mas quer saber? Não tem regra! Comece orando, pois é assim que você saberá.

Para que servem as orações de agradecimento?

De forma mais direcionada, orações de agradecimento são aquelas para começar o dia e finalizar a noite.

Independente da situação, ser grato a Deus é um hábito diário. As boas atitudes são para testemunhar a vida de oração que a pessoa tem.

Agradecer pela comida, pela família, emprego, por acordar com vida é para que servem as orações de agradecimento. É uma afirmação de que todo dia haverá um motivo para ser grato. 

A oração é a conexão com Deus?

Com certeza! Além de ser uma tradição milenar, a oração é uma ponte que conecta o ser humano a Deus.

Olhando para as histórias ricas da Bíblia, contudo, entendemos que nem sempre foi assim.

Destrinchando a história da oração

Antigamente, conforme se vê no Antigo Testamento, as pessoas ouviam falar de Deus pelas proclamações de profetas. Eram eles que pronunciavam as orações.

Durante muito tempo o povo entrou em contato com Deus por intermédio de homens escolhidos, que lideravam as reuniões de adoração e oração. Eles guiavam o povo com um Tabernáculo (Arca da Aliança), que era uma espécie de templo móvel.

Nascem as Igrejas

No tempo em que o rei Salomão (filho e sucessor de Davi) comandou Israel, um templo fixo foi construído segundo ordenação divina dada por Deus a ele. Neste grande templo, cada cômodo tinha uma importância.

Um destes cômodos é o chamado Santo dos Santos, lugar separado por um longo véu onde somente o sumo sacerdote entrava, pois era uma pessoa sem pecados. Ali aconteciam momentos de adoração e orações para expiação de pecados do povo.

Já que o povo de Israel vivia como se não houvesse um Deus, a vida espiritual era bem estabelecida para que eles entendessem o processo de santificação para poderem receber as bênçãos e perdão.

A oração era, assim, um meio de conexão do sumo sacerdote com Deus.

O Novo Testamento

Já no Novo Testamento, a história de Jesus nos leva até o momento de sua morte de cruz. A Bíblia narra em detalhes que, no momento em que Jesus dá o último suspiro, aquele véu que separava o povo do Santo dos Santos se rasga.

A partir de então, buscar (orar) a Deus se tornou algo acessível. Jesus, filho de Deus, ao morrer crucificado, perdoou os pecados de toda a humanidade, não somente os judeus da época, mas todos que viveriam no tempo futuro. 

Existe uma maneira de fazer orações de agradecimento de maneira certa?

Outro fato interessante no Novo Testamento é que o povo judaico, que já orava livremente, dedicava sua vida espiritual através de ofertas, jejum e oração. Tais práticas tinham grande valor, sendo a oração a mais especial.

Inclusive, algumas recomendações foram passadas, como orar em secreto (Mateus 6:6), ser objetivo ou sem “vãs repetições” e confiar que Deus pode ouvir a oração. Além disso, a oração do Pai Nosso, que todos conhecem, foi ensinada.

Embora muitas religiões pregam rituais e orações de agradecimento estabelecidas, formais e sem vida, cada ser humano tem liberdade de fazer a sua própria. Alguns exemplos são bem comuns.

Confira 5 orações de agradecimento tradicionais

Imagem: reprodução/ Shutterstock

Pai Nosso

No livro de Mateus, Jesus exorta para que não oremos como os povos pagãos, que oram fazendo repetições. Ele ensinou uma oração simples, mas direta com o Pai.

“Pai nosso, que estás nos céus!

Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino;

seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso

pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas,

assim como perdoamos

aos nossos devedores.

E não nos deixes cair

em tentação,

mas livra-nos do mal,

porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”

Antes de dormir

“Pai eterno e todo-poderoso, agradeço pelo meu dia que agora se finda. Obrigado, Pai, por tudo que me concedestes e por tudo o que sou. Obrigado por esse dia de hoje, por tudo de bom que aconteceu, por todos os desafios que o Senhor me permitiu enfrentar. Graças pelo descanso que agora me é possível. Guarda o meu sono e meus sonhos.”

Aqui também vale acrescentar um versículo bem comum de Salmos 4, que diz:

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.”

“Obrigado”

“Deus, obrigado por tudo que farás hoje.

Obrigado porque sei que nunca irá me desamparar, que mesmo nos momentos mais difíceis da minha vida o Senhor sempre estará presente.

Obrigado pelas desilusões, elas me ensinaram que não devo colocar todo o meu coração em nada que existe aqui na terra e que fazendo isso sofrerei menos quando algo não dá certo.

Obrigado pelas lágrimas, pois elas lavam a minha alma e me fazem enxergar as coisas de forma diferente.

Obrigado por colocar em meu coração o dom de perdoar e assim sendo sei que sempre serei perdoada por Ti.

Obrigado Senhor pelo amanhecer, ele me mostra que sempre posso recomeçar.

Obrigado também pelo anoitecer ele me faz lembrar que tudo nessa vida é passageiro e que nenhum momento da vida seja bom ou ruim durará para sempre.

Obrigado pela consciência que tenho de que tudo nesta vida depende unicamente de Ti e que um dia todos possam enxergar que sem Ti não somos nada.

Amém.”

Graças pela confiança em Deus: Salmos 23

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Em tempos difíceis agradecer é preciso: Salmos 91

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”